Cadastro de Produto
Last updated
Last updated
O cadastro de produto é uma das bases para o funcionamento do sistema, com ele será possível determinar configurações de vendas, compras e dados gerais.
1ª Voltar: botão que permite retornar da página aberta, para a página Consulta de Produto.
2º Incluir: botão que navega para a tela de Cadastro de Produto, gerando um novo cadastro.
3º Copiar: botão que copia todo o formulário e inicia um novo cadastro, facilitando cadastros que serão semelhantes ou iguais.
4º Histórico: botão que redireciona para a tela de histórico, apresentando registros de inclusão e alteração das informações.
Código: código gerado automaticamente ao salvar o cadastro, sendo único por registro, poderá ser utilizado posteriormente para pesquisar produtos específicos.
Ativo: campo que determina se o produto está ativo ou não, podendo inativá-lo a qualquer momento e também restaurá-lo. Ao inativar um produto, não será permitido efetuar novos lançamentos e vendas.
Descrição: campo obrigatório, onde deve ser inserido a descrição do produto com no máximo 60 caracteres. Essa descrição será exibida em todo o sistema como referência de produto.
Descrição Cupom: campo obrigatório, onde deve ser inserido a descrição do produto que irá ser impresso em cupons fiscais, permite no máximo 22 caracteres.
Descrição Gôndola: campo obrigatório, onde deve ser inserido a descrição do produto que será impresso nas etiquetas, permite no máximo 60 caracteres.
Tipo de Produto, combo com opções:
Mercadoria para Revenda
Matéria Prima
Embalagem
Produto em Processo
Produto Acabado
Subproduto
Produto Intermediário
Material de Uso e Consumo
Ativo Imobilizado
Serviços
Outros Insumos
Outras
Apenas um tipo de produto pode conter a opção "Principal". Deve-se selecionar como principal o maior tipo de saída do produto. Por exemplo: se o produto é mais utilizado para vender do que para consumo próprio, terá como principal o tipo "Mercadoria para Revenda", mas também terá marcado o tipo "Material de Uso e Consumo".
Embalagem: escolha a embalagem principal de venda.
Quantidade Embalagem: informe a quantidade unitária de venda.
Exemplo:
Descrição do Produto: Leite Condensado Moça Lata 395g
Embalagem: Unitário
Quantidade Embalagem: 1
Neste exemplo, nosso maior formato de venda do produto "Leite Condensado" é na forma unitária e quantidade 1.
Se houver outros formatos de embalagem e quantidade para o mesmo produto, estes deverão ser cadastrados no Quadro Códigos GTIN, desde que seja o mesmo produto!
Classificação Produto: informe a categoria que o produto se enquadra. O terceiro nível (Grupo) é o mínimo que permite o vinculo com produtos, este vínculo também pode ser feito através da tela Classificação Produto.
Família Produto: caso o produto possua uma família de itens semelhantes, realize o vínculo para facilitar a compra, controle de custo e administração de preço. O vínculo também pode ser feito através da tela Família Produto.
Marca: através do combo de opções, adicione a marca do produto para facilitar o processo de administração, compras e outras operações.
Foto: quadro que permite anexar uma imagem de identificação do produto.
O arquivo para a foto deve ser do tipo: .png, .svg, .jpeg ou .jpg e tamanho máximo de 5MB.
Opção de adicionar um ou mais códigos para o produto.
O código não poderá repetir em outro cadastro de produto.
Apenas um código poderá possuir o status de Principal.
Principal: informe se o código é do tipo Principal. O código principal será exibido em telas de consulta e relatórios.
Liberado Venda: informe se o código em específico está liberado para venda no PDV e E-commerce.
Código de Barras: informe o código, este campo aceita letras e números, limitado a 15 caracteres.
Embalagem: escolha a embalagem de venda para este código.
Quantidade Embalagem: informe a quantidade unitária de venda da embalagem para este código.
Self Checkout:
Variação: digite a variação máxima a ser tolerada pelo PDV caso encontre divergência entre o peso do cadastro e o peso da balança.
Peso: este campo será preenchido automaticamente com a média do peso líquido das três últimas vendas do produto.
Cancelar: desfaz qualquer alteração feita no cadastro que ainda não tenha sido salva e retorna para a tela de consulta de produto.
Salvar e cadastrar um novo: salva o cadastro atual e navega para uma nova página de cadastro de produto.
Salvar: salva o cadastro atual e mantém-se na página.