Consulta CEST
O CEST (Código Especificador da Substituição Tributária) é um código numérico que identifica as mercadorias e bens passíveis de substituição tributária no âmbito do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Esse código foi criado para facilitar a aplicação da substituição tributária pelos contribuintes e pelas administrações tributárias, evitando divergências de interpretação e aplicação das regras.
Funcionamento
A barra de ações é composta pelos seguintes botões:
1ª Voltar: botão que permite retornar da página aberta, para a página inicial de dashboard.
2º Importar: botão que uma nova janela para que seja possível importar o CEST através de um arquivo local.
Filtros Consulta de CEST
CEST: campo para que seja digitado o código do CEST, em seguida será efetuado a busca automaticamente.
NCM: campo para que seja digitado o código do NCM, em seguida será efetuado a busca automaticamente sobre quais cadastros de CEST possuem determinado NCM envolvido.
Período Início Vigência: período de início de vigência é o intervalo de tempo que se inicia a partir da data em que foi definido a vigorar determinado CEST.
Período Fim Vigência: período de fim de vigência é o intervalo de tempo que se finaliza a partir da data em que foi definido a expirar determinado CEST. Em alguns CESTs não há a determinação prevista deste período, podendo ser publicado em tabelas futuras.
Importar Arquivo
Importar Arquivo: nesta opção é possível selecionar um arquivo .txt, que já foi salvo local na máquina. O arquivo pode ser encontrado no Portal do SPED, através da opção: Pacote = Tabelas Globais e Tabela = CEST. A importação ocorre em segundo plano, dessa forma, será liberado a tela para uso do sistema, assim que finalizado a importação será recebido uma notificação com o aviso que foi finalizado.
Tabela de dados:
A tabela de dados é preenchida automaticamente assim que for acessado a tela. A quantidade de registros exibidos será de acordo com a quantidade configurada em "Itens por página" no final da tabela de dados.
Funcionalidades da tabela:
Editar Tabela: ao clicar no ícone "Editar Tabela", será aberto as seguintes opções:
Cancelar Edição: este botão cancela a edição da tabela e desfaz qualquer modificação realizada.
Alterar Colunas: permite desmarcar e marcar as colunas que possua preferência em visualizar na tabela de dados.
Salvar Tabela: botão que efetiva as mudanças realizadas no botão "Alterar Colunas".
Alterar Colunas: permite desmarcar e marcar as colunas que possua preferência em visualizar na tabela de dados.
Restaurar Padrão: desconsidera as alterações que foram realizadas e retorna a marcação original da tabela.
Aplicar: aplicará a mudança na tabela de dados, mas somente será efetivada se utilizar a opção "Salvar Tabela".
A opção de exportar e enviar arquivos tem como função tornar a tabela de resultados em um relatório, com a opção de prepará-lo para impressão, em planilha ou em arquivo texto.
A opção de "Relatório" permite definir qual formato será gerado: em modo retrato ou paisagem, se deve considerar tornar as páginas ou somente a atual e permite escolher as colunas que irão compor o relatório. As opções "Excel" e "Arquivo" permitem definir se deve considerar tornar as páginas ou somente a atual e também escolher as colunas que irão compor o relatório.
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