Cadastro Condição de Pagamento
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O cadastro condição de pagamento irá permitir a formação dos vencimentos de forma automática na nota de entrada e pedido de compra, tanto para recebimentos quanto pagamentos, podendo ser vinculado ao cadastro de cliente e fornecedor, definindo uma condição como padrão que será a escolhida automaticamente, também será possível a configuração de juros próprio para parcelamento.
Para cadastrar uma condição de pagamento as Formas de Pagamento já devem ter sido cadastradas previamente.
1ª Voltar: botão que permite retornar da página aberta, para a página Consulta de Condição de Pagamento.
2º Incluir: botão que navega para a tela de Cadastro de Condição de Pagamento, gerando um novo cadastro.
3º Copiar: botão que copia todo o formulário e inicia um novo cadastro, facilitando cadastros que serão semelhantes ou iguais.
4º Histórico: botão que redireciona para a tela de histórico, apresentando registros de inclusão e alteração das informações.
Código: código gerado automaticamente ao salvar o cadastro, sendo único por registro, poderá ser utilizado para pesquisar condições de pagamento específicas.
Ativo: campo que determina se a condição está ativa ou não, podendo inativá-la a qualquer momento e também restaurá-la. Ao inativar uma condição, essa não será desvinculada dos cadastros de clientes e fornecedores, porém, não será possível utilizá-la em novos lançamentos. Durante a primeira inclusão de cadastro, este campo é marcado e bloqueado para a edição, sendo liberado somente após ter sido salvo pela primeira vez.
Descrição: campo livre para que seja digitado o nome da condição de pagamento, limitado a 60 caracteres.
Lojas: combo de opções para que seja habilitado quais lojas poderão utilizar essa condição.
Será necessário adicionar parcelas no cadastro de condição, mesmo que essa seja a vista, para que a proporção e juros próprios sejam calculados corretamente.
Parcela: este campo é bloqueado pois é definido automaticamente conforme a última parcela inserida. Caso seja a primeira parcela, será preenchido com "01" e assim sucessivamente.
Prazo em Dias: deve ser informado em dias, o vencimento de cada parcela, abaixo teremos alguns exemplos.
Proporção (%): deve ser informado a proporção daquela parcela em relação a toda a condição de pagamento, podendo personalizar o valor de cada parcela, abaixo teremos alguns exemplos.
É necessário que a soma das proporções entre todas as parcelas atinja 100%. Caso essa condição não seja atingida, não será possível salvar o cadastro e será retornado a seguinte mensagem:
Proporção das Parcelas deve totalizar 100%
Juros Próprios (%): campo para que seja informado a porcentagem de juros daquela parcela, essa porcentagem será utilizada para calcular o parcelamento sobre o valor e gerar um acréscimo.
Para cadastrar uma condição de pagamento, é necessário que as formas de pagamento tenham sido cadastradas previamente, pois é necessário ao menos uma forma vinculada a condição.
Com as formas de pagamento previamente cadastradas, as que estiverem ativas serão listadas nessa etapa, permitindo marcar quais formas serão aceitas na condição de pagamento, dessa forma será restrito as opções durante a formação dos vencimentos e escolha da forma de pagamento.
Exemplo 30/60 Boleto
Exemplo A Vista - Dinheiro
Exemplo Cheque 45d
Cancelar: desfaz qualquer alteração feita no cadastro que ainda não tenha sido salva e retorna para a tela de consulta de condição de pagamento.
Salvar e cadastrar um novo: salva o cadastro atual e navega para uma nova página de condição de pagamento.
Salvar: salva o cadastro atual e mantém-se na página.