Possíveis Erros de SAT

Possíveis Erros no PDV Checkout:

Erro 1:

"Não foi possível se comunicar com o Agente NDD"

Esse erro ocorre quando o PDV não consegue se comunicar com o Agente NDD. A mensagem será exibida sempre que o operador tentar novamente pressionar o ENTER. Se o operador pressionar VOLTA, o sistema retornará à tela de pagamento, permitindo:

  • Parar na tela de pagamento

  • Limpar os pagamentos e voltar para a tela de venda, possibilitando o cancelamento em venda.

Possíveis causas:

  • Ocorreu uma falha de comunicação temporária entre o PDV e o Agente NDD.

Solução recomendada:

  • Verificar se o serviço do Agente NDD está ativo.

  • Reiniciar o serviço do Agente NDD, se necessário.

  • Se o erro persistir, entre em contato com o suporte VR ou NDD para análise do serviço.

Como executar/reiniciar um serviço no Windows

  1. Acessar a janela de serviços:

  • Pressione Win + R, digite services.msc e pressione ENTER.

  1. Reiniciar ou iniciar o serviço:

  • Clique com o botão direito no serviço e escolha:

    • Iniciar: Se estiver parado.

    • Parar: Para interromper o serviço.

    • Reiniciar: Para reiniciá-lo diretamente.

  1. Verificar o status:

  • Certifique-se de que o status do serviço está em execução.

Erro 2:

"Não foi possível enviar a solicitação. O equipamento SAT não retornou o esperado."

Este erro ocorre quando o PDV consegue se comunicar com o Agente NDD, mas o Agente NDD não consegue se comunicar com o SAT. O erro é gerado ao tentar enviar uma venda para o SAT ou NFC-e, e o sistema permite que a venda seja finalizada, mas ela será marcada como pendente de envio fiscal (Contingência)

  • O operador pode pressionar o ENTER para continuar e finalizar a venda.(Venda ficará como pendente em transmissão)

  • Toda vez que o PDV retornar à tela de Caixa Disponível, ele tentará enviar novamente as vendas pendentes.

  • Quando o SAT estiver ligado ou o problema for resolvido, o envio será concluído automaticamente.

Possíveis causas:

  • Erro no cadastro de produtos (Tributação, informações incorretas)

  • Falha de comunicação com o SAT (SAT offline, reiniciado ou indisponível).

  • Erro no VRCheckout, que pode estar enviando os dados incorretamente para o Agente NDD. (xml incorreta)

Solução recomendada:

  • Verificar o status do SAT no ativador e garantir que ele está ligado e conectado. Se não estiver, realizar as verificações de comunicação do sat, trocar de porta, conferir se está ligado e se houver necessidade reinstalar o SAT. Se o problema persistir, entre em contato com a fabricante do mesmo.

  • Validar a XML e verificar se não tem nenhum problema na formação e na tributação dela.

  • Verificar o log de erro do Agente NDD para entender o motivo específico da falha.

Caso seja necessário, entre em contato com o suporte VRSoftware

Last updated

Was this helpful?